fbpx
Creche Benavente

Sobre Nós

O Colégio Miúdos e Companhia materializa a concretização de um sonho da Filipa e da Cláudia. Vivíamos os primeiros anos do sec XXI. A exercer funções de diretora técnica e de presidente da direção, respetivamente, de uma IPSS local de apoio à infância, confrontávamo-nos diariamente com a angústia dos pais de crianças até aos 6 anos, particularmente entre os 0 e os 3. Sem resposta institucional na zona e perante a necessidade imperiosa de ter onde deixar os filhos para poder trabalhar, estes pais viam-se obrigados a recorrer a amas ilegais ou a procurar respostas fora do concelho.

Sensíveis a esta realidade, pusemos mãos à obra e construímos de raiz um projeto onde a qualidade da educação e o bem-estar das crianças constituem o foco principal.

Foi muito claro desde a primeira hora que projeto educativo pretendíamos implementar; um modelo assente numa visão holística da criança, que a coloca no centro do processo educativo e que tem como missão a promoção do bem-estar.

Desde a sua abertura, em janeiro de 2009, tivemos a perceção que a concretização dos objetivos passaria necessariamente pela implicação e capacitação dos técnicos, através da formação continua regular e alinhada com as linhas mestras da cultura da escola, a par da avaliação de desempenho e da supervisão pedagógica.

Assim constituímos uma equipa pedagógica que com grande profissionalismo, empenho e qualidade técnica leva a cabo esta missão.

No ano letivo 2016/2017, na sequência da solicitação de muitos pais, nasce a valência de 1º ciclo. Pretendíamos assim poder tornar mais sólidas nas crianças as competências e as qualidades que acreditamos ajudar a desenvolver, tendo em conta que aos 10 anos muitos dos recursos e capacidades estão já incorporadas no perfil de personalidade dos indivíduos.

O sonho torna-se assim realidade. Sonhámos com uma escola onde a aprendizagem fosse vivida e experienciada; o sonho tornou-se realidade. Sonhámos com uma escola onde o afeto, a aceitação e a empatia fossem a base da relação pedagógica; o sonho tornou-se realidade. Sonhámos com uma escola onde cada criança pudesse ser ela própria e respeitada na sua individualidade; o sonho tornou-se realidade. Sonhámos com uma escola onde houvesse espaço para todas as emoções; o sonho tornou-se realidade. Sonhámos com uma escola que se constituísse como um espaço de liberdade onde todos respeitam os limites de todos; o sonho tornou-se realidade.