fbpx

Metodologia Educativa

Metodologia Miúdos e Comapnhia

Para chegar à definição da metodologia educativa do Colégio começámos por identificar o perfil do aluno que gostaríamos de ajudar a construir.

Ambicionamos que os nossos alunos, quando adultos, no seu contexto familiar, social e profissional, sejam indivíduos livres, democráticos, críticos, criativos, seguros, curiosos, cidadãos participativos, empáticos, solidários, autónomos e mobilizadores de conhecimento.

Para nos ajudar nesta tão nobre e ambiciosa missão, inspirámo-nos em diferentes modelos educativos que se complementam e no seu conjunto disponibilizam as estratégias necessárias à concretização deste objetivo

  • No Movimento de Escola Moderna, implementando práticas democráticas de partilha de poder, de cooperação, de trabalho de projeto, de participação ativa na vida do grupo/turma e de interação com a comunidade; 

 

  • No HighScope, atribuindo um papel central à criança/ ao aluno no seu processo educativo e privilegiando as estratégias ativas de aprendizagem; 

 

  • Na Educação pela Arte através da livre expressão assente nas diferentes linguagens artísticas, que dão espaço e tornam clara a identidade própria de cada criança, através das vivências de experimentação e criação.
VALORES
Os valores que regem a prática educativa de Miúdos e Companhia são o bem-estar de todos os elementos da comunidade educativa, a partilha, a criatividade, a responsabilidade, a emotividade, a liberdade de escolha, a tolerância, a resiliência e o respeito pela pessoa humana.
PRINCÍPIOS EDUCATIVOS
Os princípios que norteiam a nossa atividade pedagógica preveem considerar a criança como elemento central do processo educativo através da aprendizagem ativa, dar tempo e espaço para escutar a criança e compreendê-la, centrar o percurso nas aprendizagens significativas, encarar o erro como uma oportunidade de aprendizagem e ver a criança/o aluno de uma forma holística. Considera-se o desenvolvimento e a aprendizagem como elementos indissociáveis.
MODELOS PEDAGÓGICOS INSPIRADORES
Reggio Emilia, High-scope, Movimento da Escola Moderna, Waldorf, Educação Artística
ESTRATÉGIAS
Criar situações estimulantes;

O adulto ser modelo no processo educativo;

Encarar a criança tendo em conta a sua vertente física, espíritual, cognitiva, emocional e social;

Respeitar o meio envolvente (físico e humano);

Respeitar o meio ambiente e garantir a sustentabilidade dos recursos;

Criar situações estimulantes que ajudem as crianças a crescer;

A criança escolhe com inteção, realiza com concentração e reflete sobre aquilo que aprendeu.

Respeitar a individualidade de cada um;

Dar voz ativa à criança;

Criar espaços de participação e de envolvimento das famílias;

Organizar o tempo e o espaço de forma a promover a autonomia;

Observar a criança para a compreender e para dar resposta às suas necessidades;

Praticar a escuta ativa;

Criar um ambiente educativo harmonioso para que a criança se sinta segura;

Implementar práticas democráticas, por via da cooperação e da partilha de poder;

Aprendizagem pela ação;

Intervenção social, através de projetos de participação na comunidade;

Aprendizagens significativas;

Partir do que a criança já sabe, valorizando, assim, o seu saber;

Valorizar mais o processo do que o resultado;

MINDFULNESS
Tendo como missão a promoção do bem-estar e da felicidade das crianças e dos alunos, mobilizamos também estratégias de mindfulness e/ou meditação, através da realização de práticas de atenção plena no início de cada dia no jardim-de-infância e no 1º ciclo. Esta metodologia promove o autoconhecimento, aumenta os níveis de concentração e de calma, o que contribui para melhorar os resultados académicos dos alunos.
EMOÇÕES
Com o objetivo de promover competências socio-emocionais nas crianças/nos alunos, são criadas em cada sala condições – materiais, espaços ou tempos – que contribuem para a aprendizagem da identificação, expressão e regulação emocionais. Espaços ou equipamentos aos quais a criança pode recorrer quando está a vivenciar emoções difíceis, para ajudar a serenar e a acalmar.