fbpx

Para 2020

Teimamos em, no início de cada ano, fazer planos, que esquecemos no dia seguinte.

Mantenhamos a teimosia, procurando que as nossas intenções perdurem, pelo menos até ao final de janeiro. Já não seria mau.

Poderíamos  propormo-nos a perder peso, a começar a ir ao ginásio, a ligar mais vezes aos pais que já são idosos, a procurar um novo emprego.

O desafio que aqui deixo nada tem a ver com isso. É, apenas, que possamos estabelecer relações harmoniosas e satisfatórias connosco e com os que nos rodeiam.

As interações acontecem em três domínios: das emoções, das palavras e dos atos ou comportamentos.

Sugiro que nos foquemos em cultivar relações com sentido com os nossos filhos através de 3 passos: compreender, empatizar e orientar/ajudar a ajustar.

Num primeiro momento, compreender, questionando e assumindo uma atitude de interesse e curiosidade, sem ideias pré-concebidas, sem críticas nem julgamentos. Observar as emoções/palavras/atos nos seus detalhes, no sub-texto, nas intensões, nas necessidades subjacentes, nas mensagens escondidas.

De seguida, orientar, mostrar-se sensível, disponível para aceitar, compreender e acolher as emoções, as palavras e os atos mais difíceis.

Finalmente, orientar. Ajudar a criança a serenar as suas emoções dolorosas, a acalmar, a apaziguar os sentimentos negativos- através de um abraço, de uma respiração profunda, da mudança de contexto, da introdução de um novo assunto…Apoiar a criança na escolha de palavras mais adequadas e não agressivas, enriquecendo o seu vocabulário. A expressar de forma clara mas sem conflito os seus receios e as suas necessidades. Auxiliar na opção por comportamentos ajustados, tornando claro os limites, as regras mas também o que é aceite e apropriado a cada contexto.

Uma orientação realmente estruturante e eficaz será concisa, clara, com metas muito bem definidas, coerente a atingível.

Ah! E não esquecer de rir, de utilizar o humor, de permitir a exceção à regra e de cometer algumas loucuras.

Se a relação que estabelecermos com os nossos filhos for equilibrada e satisfatória para ambas as partes, o nosso 2020 será repleto de alegria, bem-estar e felicidade.

Sejam felizes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *