fbpx

Este Natal, o melhor presente que pode dar é estar presente

Cada vez é mais claro que o nosso bem mais precioso não é nada material mas sim o nosso tempo, que se revela tão escasso.

Vamos brindar os que nos são mais queridos com um pouco do nosso tempo. Com uma qualidade de presença e de atenção plena que permita a todos verdadeiramente usufruir da companhia uns dos outros, sem julgamento, sem avidez ou rejeição.

Experimente escolher uma atividade para realizar com o seu filho (puzle, plasticina, pintura, jogo de futebol…), permitindo-se a, simplesmente, estar no momento presente, sem recordar o que passou ou planear o que está para vir. Sempre que se dê conta que está a reviver algo que pertence ao passado, faça duas respirações profundas e traga, tranquilamente, a sua atenção de novo ao que está a fazer.

Quando se aperceber que a sua mente já está a preparar o que tem que fazer a seguir, faça duas respirações profundas e, sem julgamento, volte a focar-se na brincadeira que está a fazer com o seu filho. Não se esqueça de desligar o telefone e o computador. Ainda que a atividade dure apenas 20 minutos, nestes instantes estarão apenas um para o outro.

A tranquilidade e a sensação de bem-estar que daí resultam são, sem dúvida, um retorno que justifica aceitar o desafio.

Tenha um Natal sem exagero de presentes mas em que prevalece o estar presente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *