fbpx

Finalmente de Férias!

Chegou o tão esperado momento. Finalmente de Férias!

Aproveite para mudar os hábitos e alterar as rotinas.

Desafie a família e mergulhem em 3 dias sem aparelhos e tecnologias (telemóveis, televisão, computadores, tablets…). Não se esqueça que o jogo também é para si.

3 dias de férias de volta aos anos 80

Ousem acampar. Partilhe com os seus filhos as atividades que fazia quando, na idade deles, ia de férias. Na praia, façam construções na areia, criem pistas e organizem corridas de caricas, joguem ao prego, às cartas ou beachball.

Passeiem na natureza; apanhem amoras silvestres e com elas façam compota; observem as estrelas nas noites de céu limpo, procurem a ursa maior, a ursa menor e a estrela polar; apanhem flores e construam um herbário; façam investidas nas dunas ou na montanha como verdadeiros exploradores. 

Finalmente de Férias
Finalmente de Férias

Tudo à medida das capacidades dos diferentes elementos da família, para que todos se sintam alinhados com o programa e contentes. Façam um piquenique na montanha, no campo ou num local recôndito à beira rio. Leiam e partilhem os conteúdos das leituras de cada um. Façam um diário de bordo-os adultos podem escrever o texto e as crianças ilustra-lo. Espreitem um local desconhecido, ainda que seja seguir uma estrada de terra batida por onde nunca tinham ido lá na terra dos avós. Metam conversa com pessoas desconhecidas.

Permitam-se o tédio e o ócio. Experimentem o desacelerar e o silêncio e observem os detalhes que daí emergem, como conseguem contemplar o que vos rodeia e usufruir simplesmente da companhia uns dos outros, rindo, brincando, conversando ou… simplesmente estando e aproveitando cada momento. Experimentem apenas três dias reduzindo drasticamente o ritmo, a agenda e os estímulos. Ao destralhar e eliminar o ruído dos nossos dias, a criatividade e a imaginação ganham espaço e emergem naturalmente.

Finalmente de férias

Constatamos assim, e ensinamos aos nossos filhos, que o bem-estar, a felicidade e o descanso encontram-se em territórios onde o ter conta muito pouco.

Deste universo resultam as experiências mais significativas da infância dos nossos filhos e aquelas que nunca mais se esquecerão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *