fbpx

Início do verão e fim do ano letivo

Início do verão, época por tantos aguardada. 

Elaboram-se projetos, fazem-se planos, idealizam-se os dias de férias que melhor possam aliviar o stress, apaziguar a mente e nutrir o corpo.

Um estudo da Universidade de Exeter, Reino Unido vem confirmar o que é de senso comum: disfrutar de ar livre, no campo ou na praia, faz-nos bem.

A investigação, publicada na revista Scientific Reports, foi realizada com base nas respostas de 19806 adultos de norte a sul de Inglaterra e avaliou o impacto do tempo passado em ambiente de ar livre sobre o bem-estar dos inquiridos.

A novidade reside na conclusão de que um par de horas semanais é o tempo suficiente para baixar os níveis de stress. Os investigadores concluem que passar duas horas por semana ao ar livre aumenta a satisfação e a sensação de bem-estar e intuem que este efeito se deve ao tempo de qualidade passado em família e com os amigos, longe do trabalho e de outras fontes de stress como a televisão e o computador.

Sem nenhum estudo que sustente, direi, convictamente, que a atividade ao ar livre não trará menos benefícios às crianças. Neste caso, acresce às vantagens associadas à sensação de bem-estar, enunciado no estudo, que o espaço de ar livre e o contacto com a natureza potenciam a atividade física, que, sabemos já, promove a saúde e bem-estar.

Inicio de verão

No caso das crianças estimula ainda a imaginação e a criatividade pela neutralidade dos elementos usados na atividade lúdica e a consequente necessidade de lhes atribuir uma função que não é a sua.

Não menos relevante é a vivência de liberdade e a experiência do risco, como oportunidades de promover a autonomia, a autoestima e a responsabilidade, a par do desenvolvimento de tantas outras competências.

Aproveitemos, pois o bom tempo, o verão, os dias longos para passar tempo ao ar livre, em contacto com a natureza. Qualquer lugar serve: parques, jardins, lagos, bosques, florestas e praias.
Bons passeios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *